EPISÓDIO 01- Sertão
Região Monte Santo
PLANTAS, ERVAS E FOLHAS UTILIZADAS
Palma Doce (Nopalea cochenillifera) é um tipo de cacto nativo do méxico, porém muito difundida no semiárido brasileiro para alimentação animal. Seus frutos podem ser consumidos após preparo adequado, e suas palmas jovens podem servir a uma série de preparos culinários.
Licuri (Syagrus coronata) é uma palmeira nativa do bioma da caatinga, presente em quase toda a costa leste brasileira. Seus frutos são pequenos e comestíveis, possuindo um pequeno coquinho que nos últimos anos tem sido usado para extração de óleo.
Rosinha do Sol (Aptenia cordifolia) é uma planta nativa da África, que se adapta bem a regiões secas, frias ou quentes. Largamente utilizada para paisagismo no Brasil, porém é comestível e apresenta também também propriedades medicinais.
Beldroega (Portulaca oleracea) é um pequeno arbusto de folhas suculentas consumidas há milhares de anos no mundo. Pode ser consumida crua como salada ou cozida em diversas preparações.
Erva Sal (Atriplex nummularia) é uma planta Australiana muito bem adaptada a regiões áridas e semiáridas, apresentando também alto potencial de recuperação de solos salinos. Apresenta-se como ótima possibilidade para alimentação humana por possuir alta concentração de proteína.
​
Caatinga de Cheiro é uma planta local da família Boraginaceae que é tradicionalmente usada como chá por seu sabor atrativo. Em Monte Santo/BA ela é encontrada somente em lugares altos, nos morros da região.
Obs: As plantas usadas no programa que são menos conhecidas pela população em geral são também conhecidas por Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) ou Plantas Tradicionas. De maneira geral são plantas de fácil cultivo, algumas encontradas em canteiros e terrenos abandonados nas cidades, e ricas em nutrientes e características culinárias únicas. Podem e devem ser inseridas em receitas do dia a dia, sendo uma ótima forma de complementar a alimentação. Entretanto a sua correta identificação não é simples. A natureza é muito diversa e plantas semelhantes podem apresentar toxidade contra indicada para o consumo humano, ou alguma substância que seja especificamente ruim para quem possui condição de saúde diferenciada, ou ainda necessitar de um processo específico de cozimento e pré-preparo. Busque feiras e agricultores, solicite essas plantas e ajude a torna-las mais consumidas e comercializadas.
