top of page

EPISÓDIO 02 - Baixo Sul

Cairu e Caxuté

PLANTAS, ERVAS E FOLHAS UTILIZADAS

Taioba (Xanthosoma sagittifolium) é uma planta com alto poder nutricional que pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro, podendo ser consumida suas folhas, talos e rizomas cozidos. Existe uma variedade significativa de plantas semelhantes, algumas delas com toxidade alta para consumo humano.

​

Lírio do Brejo, gengibre do brejo (Hedychium coronarium) é nativa da Ásia Tropical mas naturalizada grande parte do território brasileiro. Suas flores e rizomas são comestíveis,sendo os rizomas também utilizados para fins medicinais.

 

Pupunha (Bactris gasipaes) é uma palmeira muito conhecida na região amazônica e atualmente cultivada em grande parte do brasil para aproveitamento do palmito. Seus frutos também são comestíveis.

 

Quiabo de Metro (Trichosanthes cucumerina) é uma trepadeira nativa da índia e malásia porém bem difundida no Brasil. Apesar do nome, é “parente” das abóboras e podem ser consumidas verdes e maduras.

 

Coentrão / ‘Coentro da Índia’ (Eryngium Foetidum) é uma utilizada como tempero em países da América Latina e Ásia. Suas folhas são ricas em ferro e cálcio.

 

Quioiô (Ocimum gratissimum) é nativa da ásia porém muito difundida no Brasil, sobretudo na culinária de povos e comunidades tradicionais. Possui sabor e aroma fortes, podendo ser usada para temperar diversos tipos de comida.

 

Favaquinha (Ocimum campechianum) é encontrada em quase todo o Brasil, utilizada como tempero em preparações de galinha, feijão, peixe e também para fins medicinais.

 

Folha Vence Tudo (Justicia Gendarussa) é uma planta utilizada para fins medicinais em diversas partes do mundo.

​

​

Obs: As plantas usadas no programa que são menos conhecidas pela população em geral são também conhecidas por Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) ou Plantas Tradicionas. De maneira geral são plantas de fácil cultivo, algumas encontradas em canteiros e terrenos abandonados nas cidades, e ricas em nutrientes e características culinárias únicas. Podem e devem ser inseridas em receitas do dia a dia, sendo uma ótima forma de complementar a alimentação. Entretanto a sua correta identificação não é simples. A natureza é muito diversa e plantas semelhantes podem apresentar toxidade contra indicada para o consumo humano, ou alguma substância que seja especificamente ruim para quem possui condição de saúde diferenciada, ou ainda necessitar de um processo específico de cozimento e pré-preparo. Busque feiras e agricultores, solicite essas plantas e ajude a torna-las mais consumidas e comercializadas.

bottom of page