top of page

EPISÓDIO 4 - Região Metropolitana de Salvador

Oiteiro e Caipora

PLANTAS, ERVAS E FOLHAS UTILIZADAS

Jenipapo (Genipa americana) é uma árvore nativa em quase todo o país. Seus frutos tem um cheiro forte muito característico e por conta disso é mais utilizada para produção de bebidas e doces. É considerado um alimento forte, rico em minerais.

 

Macassá (Aeollanthus suaveolens) é um arbusto perfumado originário da África. Muito conhecido na Bahia para uso litúrgico e medicinal.

 

Oripepê (Acmella oleracea) é uma planta nativa da região amazônica, mas muito cultivada no nordeste brasileiro. Utilizada para fins ritualísticos e medicinais, ela é muito conhecida no norte do país como Jambu, tempero do prato Tacacá, que deixa a boca dormente.

 

Favaquinha de Cobra (Peperomia pellucida) é uma planta encontrada em quase todo o Brasil, principalmente norte e nordeste. É uma planta muito usada para fins medicinais e ritualísticos. Entretanto, ela é uma planta de alta riqueza nutricional e com um sabor próprio que pode integrar preparações culinárias diversas.

 

Folha e flor de abóbora são formas não convencionais de consumir a planta da abóbora, normalmente conhecida por seu fruto. As folhas e flores são comestíveis, cruas ou cozidas, e podem ser usadas em diversas preparações.

​

​

Obs: As plantas usadas no programa que são menos conhecidas pela população em geral são também conhecidas por Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) ou Plantas Tradicionas. De maneira geral são plantas de fácil cultivo, algumas encontradas em canteiros e terrenos abandonados nas cidades, e ricas em nutrientes e características culinárias únicas. Podem e devem ser inseridas em receitas do dia a dia, sendo uma ótima forma de complementar a alimentação. Entretanto a sua correta identificação não é simples. A natureza é muito diversa e plantas semelhantes podem apresentar toxidade contra indicada para o consumo humano, ou alguma substância que seja especificamente ruim para quem possui condição de saúde diferenciada, ou ainda necessitar de um processo específico de cozimento e pré-preparo. Busque feiras e agricultores, solicite essas plantas e ajude a torna-las mais consumidas e comercializadas.

bottom of page