top of page

EPISÓDIO 05 - AREMBEPE

Aldeia Hippie e Cordoaria

PLANTAS, ERVAS E FOLHAS UTILIZADAS

Beldroega do Mar – ‘Bredo do Mar’ - (Blutaparon portulacoides) é uma planta nativa de praias e dunas de quase toda a costa brasileira. Suas folhas e talos jovens são comestíveis e possuem o gosto levemente salgado.

 

Língua de Vaca (Talinum triangulare) é uma planta muito rústica, nativa de quase todo o território brasileiro. Suas folhas e talos são mais usados após branqueamento, possibilitando um infinidade de usos culinários.

 

Fisális / Camapu - ‘Bobó’ (Physalis pubescens) é uma frutinha nativa de quase todo o território brasileiro, podendo ser consumida in natura ou através de diversos tipos de beneficiamento.

 

Clitória (Clitoria ternatea) é uma planta nativa da Ásia, porém muito cultivada com finalidade ornamental no Brasil. As flores são largamente utilizadas como corante e também por sua ação medicinal, podendo também ser consumidas após preparo adequado.

 

Chanana (Turnera subulata) é uma planta nativa de quase todo Brasil, sobretudo em regiões litorâneas, aparecendo espontaneamente em muitos locais. Suas folhas possuem uso medicinal e são usadas em chás, sucos e como tempero. As flores também são comestíveis, podendo ser consumidas cruas ou em preparações como geleias.

​

​

Obs: As plantas usadas no programa que são menos conhecidas pela população em geral são também conhecidas por Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) ou Plantas Tradicionas. De maneira geral são plantas de fácil cultivo, algumas encontradas em canteiros e terrenos abandonados nas cidades, e ricas em nutrientes e características culinárias únicas. Podem e devem ser inseridas em receitas do dia a dia, sendo uma ótima forma de complementar a alimentação. Entretanto a sua correta identificação não é simples. A natureza é muito diversa e plantas semelhantes podem apresentar toxidade contra indicada para o consumo humano, ou alguma substância que seja especificamente ruim para quem possui condição de saúde diferenciada, ou ainda necessitar de um processo específico de cozimento e pré-preparo. Busque feiras e agricultores, solicite essas plantas e ajude a torna-las mais consumidas e comercializadas.

bottom of page