EPISÓDIO 06 - SALVADOR
Parque São Bartolomeu e
Acupe de Brotas
PLANTAS, ERVAS E FOLHAS UTILIZADAS
Bredo/Caruru (Amaranthus deflexus) é uma planta nativa da América do Sul mas com presença em várias partes do mundo. Aparece espontaneamente em terrenos, e se adapta a diferentes condições de solo. Suas folhas e sementes são comestíveis. Suas folhas devem passar por cozimento rápido antes de consumo, e por sua riqueza nutricional tem grande potencial de comercialização.
​
Melãozinho de São Caetano (Momordica charantia) é uma trepadeira parente das abóboras de origem asiática, entretanto está há muito tempo integrada à vegetação do Brasil e mais usado para fins medicinais. Os frutos apresentam amargor, e podem ser consumidos maduros ou ainda verdes.
​
Coentrão (Eryngium Foetidum) é uma utilizada como tempero em países da América Latina e Ásia. Suas folhas são ricas em ferro e cálcio.
​
Cana de Macaco (Costus amazonicus) é uma planta nativa da região amazônica e utilizada para fins ornamentais em outras partes do país. As folhas mais novas podem ser consumidas cruas em saladas ou utilizadas para sucos. Suas flores também são comestíveis.
​
Capim Santo (Cymbopogo citratus) é um tipo de capim nativo da Ásia mas com forte presença de cultivo em quintais no Brasil para fins medicinais. Suas folhas podem ser usadas para sucos e a parte branca próxima a raiz é muita usada como tempero em diversas partes do mundo.
​
Biribiri (Averehoa bilimbi) é um planta nativa da Ásia mas se difundiu muito no Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste. Seus frutos, com sabor azedo acentuado, combinam muito com sucos e saladas. Também podem ser consumidos cozidas em preparações culinárias diversas.
Aroeira (Schinus terebinthifolius) é uma árvore nativa do Brasil, presente sobretudo na região litorânea. Sua casca e folhas são utilizadas para fins medicinais, entretanto nos últimos anos a sua semente se difundiu muito como um ingrediente aromático, mais conhecido como Pimenta Rosa.
Folha de limão é mais conhecida para uso medicinal porém também é uma forma não convencional de usar o limoeiro para culinária. Suas folhas podem ser adicionadas em comidas para trazer frescor.
​
​
Obs: As plantas usadas no programa que são menos conhecidas pela população em geral são também conhecidas por Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) ou Plantas Tradicionas. De maneira geral são plantas de fácil cultivo, algumas encontradas em canteiros e terrenos abandonados nas cidades, e ricas em nutrientes e características culinárias únicas. Podem e devem ser inseridas em receitas do dia a dia, sendo uma ótima forma de complementar a alimentação. Entretanto a sua correta identificação não é simples. A natureza é muito diversa e plantas semelhantes podem apresentar toxidade contra indicada para o consumo humano, ou alguma substância que seja especificamente ruim para quem possui condição de saúde diferenciada, ou ainda necessitar de um processo específico de cozimento e pré-preparo. Busque feiras e agricultores, solicite essas plantas e ajude a torna-las mais consumidas e comercializadas.
