top of page

EPISÓDIO 08 - RECÔNCAVO

Coqueiros e Nagé

PLANTAS, ERVAS E FOLHAS UTILIZADAS

Coentrão / Coentro da Índia (Eryngium Foetidum) é uma utilizada como tempero em países da América Latina e Ásia. Suas folhas são ricas em ferro e cálcio.

 

Taioba (Xanthosoma sagittifolium) é uma planta com alto poder nutricional que pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro, podendo ser consumida suas folhas, talos e rizomas cozidos. Existe uma variedade significativa de plantas semelhantes, algumas delas com toxidade alta para consumo humano.

 

Hortelã Grosso (Plectranthus amboinicus) é uma planta nativa da África que se adaptou muito bem ao Brasil. É encontrada em quase todo o país. Muito cultivada para fins medicinais e culinários, pois adiciona gosto de hortelã às comidas.

 

Bredo (Amaranthus deflexus) é uma planta nativa da América do Sul mas com presença em várias partes do mundo. Aparece espontaneamente em terrenos, e se adapta a diferentes condições de solo. Suas folhas e sementes são comestíveis. Suas folhas devem passar por cozimento rápido antes de consumo, e por sua riqueza nutricional tem grande potencial de comercialização.

 

Alfavaca / Favaquinha (Ocimum campechianum) é encontrada em quase todo o Brasil, utilizada como tempero em preparações de galinha, feijão, peixe e também para fins medicinais.

 

Fruta pão (Artocarpus altilis) é uma árvore de grande originada da Ásia e encontrada em algumas regiões do Brasil. Na Bahia é bem difundida. Seus frutos, ricos em amido, proteína e vitamina, normalmente são consumidos antes de amadurecer.

 

Língua de Vaca (Talinum triangulare) é uma planta muito rústica, nativa de quase todo o território brasileiro. Suas folhas e talos são mais usados após branqueamento, possibilitando um infinidade de usos culinários.

 

Palmito de Bananeira é uma forma não convencional de aproveitar a bananeira depois que encerra o seu ciclo produtivo da planta. Bem no centro encontra-se o palmito. Importante passar por uma leve fervura para retirar o amargor. Conservas podem ser produzidas.

 

Mamão verde é uma forma não convencional de consumir o fruto do mamoeiro. Tradicionalmente utilizado na culinária baiana, o mamão verde (realmente bem verde) é semelhante ao chuchu, adquirindo o gosto do tempero facilmente.

 

Manga Verde é uma forma não convencional de consumir a manga, crua em saladas ou cozida em diferentes tipos de preparo. Ela assimila bem o tempero e adiciona um sabor específico à comida

​

​

Obs: As plantas usadas no programa que são menos conhecidas pela população em geral são também conhecidas por Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) ou Plantas Tradicionas. De maneira geral são plantas de fácil cultivo, algumas encontradas em canteiros e terrenos abandonados nas cidades, e ricas em nutrientes e características culinárias únicas. Podem e devem ser inseridas em receitas do dia a dia, sendo uma ótima forma de complementar a alimentação. Entretanto a sua correta identificação não é simples. A natureza é muito diversa e plantas semelhantes podem apresentar toxidade contra indicada para o consumo humano, ou alguma substância que seja especificamente ruim para quem possui condição de saúde diferenciada, ou ainda necessitar de um processo específico de cozimento e pré-preparo. Busque feiras e agricultores, solicite essas plantas e ajude a torna-las mais consumidas e comercializadas.

bottom of page